Laboratório da Cerveja ® 2019
images.png
  • Instagram
Buscar
  • Laboratório da Cerveja

Vamos comemorar, pois hoje é o Dia Internacional da Cerveja!

Hoje é dia de comemorar! Não só por que é sexta feira, mas também por que hoje é o dia da bebida mais amada e consumida: a cerveja! A data foi criada em 2007, nos EUA, como uma brincadeira entre amigos que achavam que a bebida merecia uma data especial. Nós também achamos que a CERVEJA merece ter um dia especial! Afinal de contas, a história da cerveja se confunde com a história da humanidade, pois o surgimento da civilização deve muito à cerveja.


História da Cerveja


Os primeiros registros da produção de cervejas datam de aproximadamente 6.000 anos a.C. e remetem aos Sumérios, na Mesopotâmia. Acredita-se que as sociedades antigas abandonaram o modo de vida caçador-coletor, em troca da agricultura, para cultivar cereais suficientes para fazer cerveja, sendo já considerada um alimento mágico, que mantinha a população alegre e saudável.

No antigo Egito, foi usada como forma de pagamento na construção das pirâmides aos quais os trabalhadores recebiam três vezes por dia, havendo no mínimo 5 variedades de escolha.

Na Europa, na Idade Média a cerveja era produzida dentro dos mosteiros pelos Monges e servia para matar a sede e a fome dos religiosos em épocas de jejum, e também dos peregrinos que acorriam aos mosteiros. Ainda na Idade Média, beber água representava um risco mortal, por motivos sanitários. Assim tanto homens, mulheres e crianças matavam sua sede com cerveja.

Em 1516 na Alemanha o duque Guilherme IV decretou a Reinheintsgebot, ou Lei de Pureza, segundo o qual só era permitido fabricar cerveja com malte de cevada, lúpulo e água. Nessa época o homem não tinha ainda a menor noção do processo de fermentação da cerveja. Somente por volta de 1860, Pasteur, descobriu que eram as leveduras as grandes responsáveis em transformar o açúcar presente no mosto cervejeiro em álcool e gás carbônico por meio da fermentação. Há muita história e ciência por trás da cerveja!


O mercado de cervejas no Brasil e Minas Gerais


No Brasil o mercado cervejeiro cresce de forma exponencial. Em maio alcançamos 1000 cervejarias artesanais em território Nacional. Essas cervejarias, independentes, são responsáveis por mais de 54% dos empregos criados no segmento demonstrando a importância para a economia do país.


Segundo dados recentes do MAPA, Minas Gerais, onde o Laboratório da Cerveja está sediado, ocupa o 3º lugar no ranking nacional com 115 cervejarias, fora os produtores ciganos (aqueles que não possuem fábrica própria) e os cervejeiros caseiros!


O Laboratório da Cerveja


Somos apaixonados pela ciência por trás da cerveja! E é isso que nos move, nos impulsiona! O Laboratório da Cerveja é a primeira empresa de Minas Gerais,

a fornecer aos produtores de cervejas produtos e serviços que elevam a qualidade da bebida que chega ao consumidor!


Então junte os amigos e aproveite para comemorar essa data!


Por Luciana Brandão, Co fundadora e CEO do Laboratório da cerveja.


Bibliografia

1) Garret Oliver. A mesa do mestre Cervejeiro. Descobrindo os prazeres das cervejas e das comidas verdadeiras. Ed. Senac São Paulo, 2012.

2) Ronaldo Morado. Larousse da Cerveja. A história e as curiosidades de uma das bebidas mais populares do mundo. Ed. Alaúde, 2018.

3) Revista Beer Art. https://revistabeerart.com/news/cervejarias-independentes-empregos

35 visualizações