top of page

Sua cervejaria está em dia com o padrão de qualidade da água exigida pelo MAPA?



Segundo o Ministério da Saúde (Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5), a água para a produção de cervejas deve ser potável e atender aos padrões de potabilidade exigidos, não oferecendo risco à saúde.


Mas você sabe o que significa água potável e padrão de potabilidade?


A água potável é definida como aquela que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido pela portaria, e que não ofereça riscos à saúde. Já o padrão de potabilidade é o conjunto de valores permitidos como parâmetro da qualidade da água para consumo humano, conforme definido também pelo Ministério da Saúde.


Assim, uma água utilizada na produção de cervejas deve seguir ao padrão microbiológico de qualidade da água para o consumo humano (ausência de coliformes totais e Escherichia coli) e também deve seguir os valores para potabilidade de acordo com a portaria, de no mínimo, os seguintes parâmetros físico químicos:


➡️Cor

➡️Turbidez

➡️pH

➡️cloro residual


O Laudo da análise poderá ser apresentado por ocasião da vistoria do MAPA e portanto, deve estar em dia, mas não é obrigatória a sua apresentação no ato do registro do produto.


A análise da água cervejeira é de extrema importância na produção da bebida, pois ela será utilizada em todas as etapas da fabricação como também na higienização dos equipamentos garantindo a qualidade do seu produto e trazendo mais confiança 🙂 ao seu consumidor.


Gostou dessa dica? Para dúvidas e mais informações, entre em contato conosco:⠀

(31) 991422846



Por Luciana Brandão, Co fundadora e CEO do Laboratório da cerveja.




1.158 visualizações0 comentário
bottom of page